Final de ano, pra mim, tem um sinônimo muito claro: faxinão. Aqui em casa, são feitas milhares (milhares mesmo) de faxinas, seja de limpeza, seja de jogar entulho fora, seja de renovar guarda-roupas... E a verdade é que apesar de serem muitas vezes cansativa e demoradas, eu adoro essas faxinas. Sempre me sinto muito leve depois delas.
Uma coisa é que sempre preciso de um empurrãozinho. Às vezes, tenho aquela leve tendência de querer guardar aquilo, porque me lembra não sei quem, ou não sei que dia, ou porque tenho dó, e blá blá blá. Aliás, a coisa mais fácil que tem é sentir dó daquela blusa linda, que não te serve mais e que ficou guardada o ano inteirinho, e não querer dar ela. Frase da minha mãe que me fez tirar um monte de coisa do meu guarda-roupa: "Tem alguém no mundo que precisa mais dela do que você". E é totalmente verdade. Porque essas coisas só servem pra pegar poeira, porque você sabe que só vai usar isso no dia 30 de fevereiro, então convenhamos...
Mas isso não serve só para o guarda-roupa. Para você, uma pessoa que tem o computador, a a máquina fotográfica e os fones de ouvido como apêndices corporais, existe algo a mais. O entulho do pen drive, da memória, o Windows Media Player que trava, o shuffle naquela música que você nem gosta, aquelas fotos que não te dá vontade de pôr nem no orkut (porque já tem 260 outras iguais a ela no seu ábum...), enfim, aquelas coisas que ficam pensando nas suas memórias, mas que você não quer jogar fora, porque contam um pouco da sua vida. Enfim, essa é a minha situação. E resolvi reverter essa situação.
Uma coisa um pouco diferente do Edward, meu computador (hihihi) é que ele não lê cd. Tipo assim, não tem o driver do cd. Não tem a abertura onde você põe o cdzinho. Então sobrevivo pelos pen drives e cartões de memória. Minhas pièces de résistance são meu pen drive de 8gb e um cartão de memória de 1 gb. Ou seja, não é espaço suficiente para guardar tudo que tenho, ainda mais considerando o espaço que preciso pras novas informações que vêm aí. Por isso, estou correntemente adotando todas as ferramentas que posso das minhas ferramentas-mães favoritas da net: Goooooogle e 4shared.
Para as minhas necessidades, o Google tem duas ferramentas essenciais: o Picasa, que armazena fotos (e muita quantidade delas) e o Docs, que armazena documentos (e não só armazena, como você pode criar e editar documentos, seja de texto, planilha, apresentações, entre outros a partir dele!). Eu absolutamente amo o Google Docs. Ele é um perfeito Word, Excel, Power Point ambulante, com uma interface fácil de entender e usar. Uma das minhas coisa preferidas nele é que você pode compartilhar documentos. Por exemplo, se você precisa escrever um trabalho em grupo, mas o grupo não pode estar reunido, se cada um estiver em um computador com o Google Docs, todos podem acessar e escrever num mesmo documento ao mesmo tempo (existem opções de compartilhamento para isso). De qualquer forma, além de poder criar documentos no Docs, você pode mandar seus documentos pra ele e acessá-los através dele com um simples upload.
O Picasa, por sua vez, guarda fotos, separadas facilmente em álbuns que você cria e decide compartilhar ou não. Como eu tenho muitas fotos, a grande maioria armazenada em cds, não me preocupo tanto com as que já tirei. Mas como eu especialmente gosto das minhas fotos, gosto também de ter segurança com elas, de modo que me agrada a perspectiva de poder pegá-las a partir de duas fontes. O Picasa também me agrada porque é fácil de mexer, por ter uma interface simples. Você também pode compartilhar as fotos, e fazer download delas normalmente, quando precisar delas no computador. O bom é que, não importa o que aconteça, suas fotos nunca serão excluídas do seu álbum, a não ser que você faça isso. Além disso, outra facilidade tanto do Picasa quanto do Docs é que se você tem uma conta do Google (ou seja, se você tem um e-mail do Gmail), você já pode utilizar as ferramentas. Se você tem um blog no blogger/blogspot, as fotos que estão armazenadas no seu blog com certeza estão no Piscasa. Então você está a um clique de duas ferramentas súper úteis de armazenamento, que podem tirar, literalmente, um peso enorme do seu computador.
O 4shared, que basicamente é uma ferramenta só, é um site super-hiper-mega-útil que te duas funções maravilhosas. A primeira é que você milhares de coisas úteis e maravilhosas pra baixar por ele, do tipo, muita música, muitos livros, joguinhos e basicamente qualquer coisa. A segunda, que toca mais no que falo hoje é que ele é uma poderosa ferramenta de armazenamento de, basicamente, qualquer coisa. O 4shared também tem uma interface simples, em inglês, e a possibilidade de compartilhar ou não seus arquivos e pastas. Eu, pessoalmente, prefiro esse site para armazenar músicas, arquivos zipados que não utilizarei recentemente, setups de programas que tenho instalado, mas não quero perder e afins.O 4shared também pode ser acessado através da sua conta do Google, é só você selecionar esta opção na caixa de login. Mas CUIDADO!!! O 4shared perfeito é o 4shared pago, no qual seus arquivos nunca serão deletados e estarão protegidos. Mas a verdade é que eu ainda não tenho condições de pagar, e por isso, tenho que lidar com um porém: se você ficar um mês sem entrar na sua conta 4shared, seus arquivos - TODOS - serão automaticamente deletados, sem poderem ser recuperados, e sua conta, inativada. Então é necessário muito muito cuidado pra que você não perca arquivos importantes.
Enfim, é isso. Espero que alguém possa aproveitar as dicas, porque, experiência própria: ter espaço faz toda a diferença.
Nat fez esse post enquanto fazia upload em mil arquivos ao mesmo tempo e sem música de acompanhamento. Tá tudo ficando meio sem música atualmente.
No Response to "Ano novo, tudo novo: livrando-se de pesos"
Postar um comentário