Odiando Jane Austen

Aproveitando a internet de 1o mega do meu querido namorado, entreguei pra ele uma listinha dos filmes que eu queria (listinha uma porcaria, eram mais de 30 filmes). E essa lista possuia todos os filmes inspirados em livros de Jane Austen. Quer dizer, não todos, mas um de cada!
Dois deles eu já tinha visto/lido o livro:
Razão e Sensibilidade, que foi o primeiro livro dela que eu li, é um filme de 1995 com elenco de peso: Kate Winslet (no pior papel dela, fato), Emma Thompson (que é roterista também), Hugh Grant, Hugh Laurie (É, O HOUSE!) e Alan Rickman (vulgo Professor Snape, mas loiro). O filme é meio chato, parado... Mas é bonito. E é dele que vem o meu personagem masculino favorito da Jane: Coronel Brandon (VEMK).
Mas o primeiro filme que eu vi, logo depois de ter lido o livro, foi Orgulho e Preconceito. Aquele mesmo com a Keira e com o Matthew MacFaddyen que, vamos ser sinceras, É MARAVILHOSO. Tudo. O livro é maravilhoso, os atores são maravilhosos, as cenas são maravilhosas, a trilha sonora é maravilhosa, aaaaaaaaaaaaaaaah. E tem o Mr. Darcy (que, para a Nat, já é o bastante).
Na Bienal do Livro esse ano, eu comprei Emma. Assumo, amolei horrores pra ler o livro. Ele não me prendia, como ocorreu com PP e SS (orgulho e preconceito/razão e sensibilidade - siglas em inglês). O único personagem que me chamava a atenção era o Sr. Knightley e olhe lá. Mas vamos ao filme... Não é ruim, é bom deixar isso bem claro. Mas também não é bom. Meio termo. A escolha dos atores foi boa, até, mas eu acho que devia ser mais... Mais alguma coisa!
Agora vamos aos filmes excluidos da sociedade!
A Abadia de Northanger (Northanger Abbey) me chamou atenção por uma coisa em especial: a Felicity Jones, que interpreta a protagonista Catherine Morland. Não li o livro ainda (ainda falo sobre isso), mas a intepretação da Felicity é ÓTIMA! Uma Catherine completamente deslumbrada, jovem, com mil e um pensamentos o tempo todo. Assumo que me identifiquei bastante com ela, HAHA.
O segundo foi Mansfield Park, que ficou Palácio das Ilusões aqui. Considerei um dos filmes mais maduros da Jane, acaba tratando de uns temas mais adultos por causa da idade da protagonista. Mas a escolha dos atores foi péssima. Tudo fica muuuuuuuuuuuito parado e dá um pouco de sono...

Mas EU TENHO QUE ELEGER MEU FAVORITO!

Não tem Sr. Darcy, nem Coronel Brandon que me faça mudar de idéia: Persuasão é o melhor filme inspirado na obra da Jane. Em relação a tudo: dialogos, olhares, gestos, personagens, atores. O filme é feito de detalhes incriveis. Principalmente por que o casal principal praticamente não se fala. Pois é, gente, eles não se falam quase nada, mas fica tudo tão incrivel... Fora que o personagem do Frederick Wentworth caiu perfeitamente para o Rupert Penry-Jones, nunca vi isso na minha vida. Ele tem um tipo de olhar matador, que se encaixa perfeitamente no personagem, entende?
E você termina o filme querendo ser Anne Elliot. Sofrer como Anne Elliot, chorar como Anne Elliot, se magoar como Anne Elliot, por que você sabe que, no fim de tudo, ele estará esperando você. E com um 'Your pierce my soul', não tem coração de pedra que não se derreta.

Essa maratona cinematografica terminou no sábado de madrugada. E, sabe onde eu estava no domingo?
Acertou quem respondeu Livraria Cultura.
Peguei parte do dinheiro que ganhei de presente de Natal, carreguei meu namorado (a mãe e o namorado da mãe dele também, HAHA) e não resisti: completei minha coleção Jane Austen.


Minhas compras:
Razão e Sensibilidade, na edição da bosta da Martin Claret (pretendo comprar em inglês, fato), Jane Eyre, da Charlotte Brontë (o único não Jane da lista), Persuasão, Mansfield Park e A Abadia de Northanger, todos eles são bilíngues. Já li três (um eu já tinha lido antes), terminei Persuasão e Jane Eyre. Amei Persuasão (já imaginava que ia amar), anotei no meu diário váários trechos maravilhosos, fato. Jane Eyre é bom, a protagonista é incrivel e tem uma personalidade muito forte, mas os dialogos deixam a desejar e o mr. Rochester é um chato.
E, com vocês, minha coleção Jane Austen quase completa (Emma tá com a minha prima!).



Helô fez esse post ao som de I'll Run, The Cab



1 Response to Odiando Jane Austen

6 de janeiro de 2010 às 15:55

Nossa... pelo visto você fez a festa hein!?
Junte-se à nós! estamos justamente discutindo A Abadia de Northanger.

 

Copyright © 2009 STOP THE REVOLUTION! Todos os direitos reservados.
Convertido por Anshul Tema por WooThemes