A minha pele, depois que "entrei" no período da puberdade, sofreu a revolução habitual e passou de normal de criança para oleosa. Comecei a ter espinhas e cravos - nada muito grave. A acne sempre me incomodou, mesmo que jamais tenha sido de terceiro grau. E aproveitando uma mãe médica com habilitação em estética, fiz tudo o que podia - peelings e cremes nunca me faltaram. Melhorou? Um monte. Mas ainda surgiam as malditas. E então resolvi estabelecer uma rotina correta para elas. Lavar direitinho, passar o gel-creme todas as noites. E não é que funcionou? As espinhas me abandonaram, apesar de algumas esporádicas ainda surgirem. Mas os cravos não, aqueles malditos pontos pretos! Sempre os corrigi com corretivo e base. Até falar com uma dermatologista, que me proibiu de usar minha base! Receitando um gel que reduz os cravos, ela me disse que a base tapa os poros e isso faz com que o sebo da pele se acumule nele, não o deixe respirar e gere cravos! Com todo esse sermão, eu fiquei aterrorizada - eu tava fazendo tudo errado! Por isso tive que re-estabelecer minha rotina de limpeza/beleza e é isso que eu vou contar/registrar pra vocês hoje.
[Para que vocês saibam: segundo o teste da Dra. Baumann, minha pele é oleosa, resistente e tende a ser pigmentada e firme. Na real, só sei lidar com a parte de oleosa. O 'resistente' e o 'firme', eu aceito, feliz. Agora, 'pigmentada'?!]
Todos os dias, ao acordar, lavo o rosto com um sabonete líquido
Por ter a pele oleosa, não posso usar nem abusar de nada que pegue pesado na maquiagem, por isso, só produtos oil-free. Depois de passar pelo básico, passo base com bloqueador solar da SpectraBan. E aí vem a parte divertida da maquiagem diária...

1) Fluido Matificante para o Rosto, da Contém 1g: ele absorve a oleosidade da pele e dá um efeito meio aveludado na pele, de forma que ela fica bem macia.
2) Gentle Light Powder, da Clinique: como não posso usar a base, uso esse pó meio iluminador da Clinique. O segredo é não passar demais e passar bem, pra não parecer que você está cheia de... pó na cara.
3) Bronze Highlighting Powder, da Mary Kay: como também não posso usar blush, aproveito o pó queimador pra dar um efeito legal na minha pele. O efeito fica legal, se não pegar pesado.
4) Máscara para cílios BeautiFULL, da Avon: é realmente bom, dá um destaque a mais nos olhos. E as cerdas pequenas não irritam meus olhos com lentes, o que é realmente bom.
5) Glimmersticks for eyes preto, da Avon: eu realmente gosto de chamar atenção para os olhos ;)
Pra meninas com pele oleosa, essa é uma boa lista de produtos e tipos, pois a produção fica legal sem ser pesada e a oleosidade não aparece tanto. Outra dica que tenho para vocês, oleosinhas (hoho) são os produtos que eu uso para a pele, especialmente para a acne. Lembrando aqui que eu NÃO sou dermatologista, e se você tiver uma pele excessivamente oleosa, CONSULTE UM DERMATOLOGISTA. Não use nenhum tipo de produto sem a indicação de um médico! Mas isso aqui que ajuda a manter minha pele decente:

1) Benzac, da Galderma: ótimo! Passar na pele antes de dormir é o ideal. Seca rapidinho e realmente reduz a oleosidade da pele. Funciona também como secativo para pontos muito oleosos, como espinhas; mas cuidado para não secar demais e a pele ficar rígida e seca.
2) Azelan, da Schering: redutor de cravos. Como o Benzac, deve ser usado antes de dormir, depois de dar uma lavadinha na pele, e logo após acordar, também. Ainda estou testando-o, mas de fato, parece muito bom.
3) L'oréal Demaquiante Limpeza Express: meu produto favorito pra tirar maquiagem ou até o excesso de oleosidade da pele quando não tenho outra ferramenta. Também muito bom pra fazer aquela etapa "Limpeza" da rotina básica.
Mas, novamente, não use nenhum desses produtos sem expressa indicação médica.
É isso aí, kittens. Espero que sirva de algo para vocês! E que, se servir, funcione!
Beijos da tia Nat.
No Response to "Still rocking on make-up..."
Postar um comentário